quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O amor e a Dúvida


O Amor, quando ainda era menino saiu a viajar, queria conhecer o mundo e o que nele havia.Em sua viagem chegou à margem de um grande rio, na margem o Amor avistou três barqueiros e duas barqueiras que estavam sentados em sua margem.
O Amor dirigiu-se ao primeiro e perguntou: -Senhor, poderia me levar até o outro lado do rio?
O barqueiro interpelado, com voz triste e cheio de angústia respondeu: -Não posso, menino! Hoje, é impossível para mim!
O Amor recorreu, então, ao segundo barqueiro, que se divertia em atirar pedras no remanso do rio e ficar observando os círculos que se alargavam até desaparecerem na margem... -Não. Eu não posso. - Respondeu secamente.
O Amor recorreu então, à primeiroa barqueira que também tinha pedras na mão para atirá-las, ameaçava jogá-las, mas não as jogava... -E a senhora, poderia me levar até a outra margem? -tornou a perguntar o Amor.
-Não sei, o tempo pode mudar e o rio é muito largo, talvez seja perigoso, vamos esperar até mais tarde...
Logo, o menino se voltou para a quarta barqueira:
-E a senhora...
-Não sei, tanto faz, talvez, se você não tiver pressa...
O quinto e último barqueiro, que parecia ser o mais velho entre eles, não esperou que o Amor viesse pedir-lhe o seu auxílio. Levantou-se tranquilo, e estendendo-lhe com bondade a mão forte e larga falou: -Vem comigo, menino! E u levo você sem demora para o outro lado do rio.
Em meio a travessia, o Amor vendo a disposição e a segurança com que o velho navegava, perguntou-lhe: -Quem é o senhor? - e aqueles quatro que se recusaram a atender ao meu pedido, quem são?
-Pois é menino - respondeu, paciente, o com remador:
-O primeiro é o Sofrimento, o segundo o Desprezo, o terceiro é a Indiferença, e a quarta a Dúvida. E fique sabendo menino, que nem o Sofrimento nem o Desprezo e muito menos a Indiferença e a Dúvida deixam o Amor passar, e nem o ajudam.
-E o senhor, quem é o senhor afinal?
-Eu sou o Tempo, meu filho, o Tempo. - Respondeu o velho barqueiro.
-Aprenda para sempre esta verdade menino. - Falou o Tempo -Só eu posso ajudar o Amor passar, ou curar seu sofrimento, o seu desprezo ou retirar as dúvidas...
E o velho continuou a remar, numa cadência vigorosa, como se os movimentos dos seus braços fortes fossem regulados pelo ritmo de um pêndulo invisível e eterno.
Sofrimento, Dúvida, Deprezo ou Indiferença. - Que importa tudo isso ao Tempo. Quando o coração apaixonado é frustrado em seu Amor, só o Tempo é capaz de fazê-lo esquecer!
Só o Tempo é que pode fazer o sofrimento, o desprezo e a dúvida do Amor passar, ou então, o mesmo Amor quando renasce por um outro alguém...por isso, não perca tempo dando chances para o desprezo, para o sofrimento, para a indiferença e a dúvida, esperando que eles possam ajudá-lo com os seus sentimentos, livre-se deles e espere pelo Tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário